quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CEVICHE
Uma entradinha simples e diferente pra se fazer em casa.
500gr de filé de linguado cortado em tiras.
½ pimentão vermelho picado.
½ pimentão amarelo picado.
¼ de maço de coentro picado.
1 dedinho de gengibre picado.
3 pimentas de cheiro picadas.
½ cebola picada.
4 dentes de alho picado.
Suco de 6 limões.
Sal e pimenta do reino.               
Azeite.
É só misturar tudo e deixar em repouso por 10 minutos. A acidez do limão irá “cozinhar” o peixe e mudará sua textura e cor. Ele ficará ainda mais branco. Quanto mais tempo em repouso mais “cozido”. Porém quando fica perto de uma hora no limão, mesmo na geladeira fica um pouco amargo. Funciona muito bem como entrada e melhor com uma cerveja gelada.

Ok! Minha câmera não é das melhores, mas o sabor do ceviche eu garanto. Tem gente que não gosta de peixe cru, ou tem algum tipo de aversão, mas após passar entre 10 minutos e uma hora, a acidez do limão "cozinha" a fibra do peixe deixando a textura da carne mais branca e mais firme.
Eu gosto do ponto de quando ficou entre trinta minutos e uma hora marinando. Mas quando se deixa passar de bem mais de uma hora, o conjunto adquire um sabor amargo. Existem outras receitas para outros tipos de peixes e frutos do mar.
Para camarões, lulas ou polvos, é necessário brangir (causar um choque térmico) para que a textura fique mais palatável e se elimine alguns microorganismos indesejáveis.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Bolo de chocolate de liquidificador.

Para entreter 3 crianças esse último feriado, fiz um bolo de chocolate simples e rápido no liquidificador. Por não ter filhos, não tenho muita prática em entretenimento infantil. Então usei a particidade do liquidificador para poder dar atenção aos pimpolhos.
Bolo de chocolate:
Colocar nessa ordem no liquidificador:4 ovos inteiros;
2 xícaras de chá de açúcar;
2 xícaras de chá de farinha de trigo;...
1 xícara de chá de chocolate em pó, (nescau, toddy...);
3 colheres de sopa de margarina;
2 colheres de sopa de fermento químico;
1/2 xícara de leite.
enquanto adicionava os ingredientes, o forno ia esquentando e em uma forma untada o bolo passou 30 minutos em 200°C. Se errasse a mão do bolo, me garantia com o brigadeiro de panela que joguei em cima. Fazer criança lanchar com bolo é sempre fácil. Quem não gosta de bolo?
17 de Novembro de 2011 às 17:51