sábado, 21 de abril de 2012

Aulas de Culinária em Casa.

Estou com uma dupla sensacional de alunas. As duas tinham zero de intimidade com a cozinha. 
Nas primeiras vezes em que conversamos, elas ainda achavam que cozinhar seria muito difícil e caro e avaliavam o custo-benefício de fazer um curso ou aulas de culinária. Acabou que uma foi animando a outra e começamos a visualizar quais seriam as necessidades de ambas.
A conversa foi evoluindo e passamos a falar sobre preferências e sabores. E, juntos, criamos um petit menu com entrada, prato principal e sobremesa. Além da conciliação de preferências, nos baseamos nas possibilidades a partir dos utensílios e equipamentos que elas possuíam em casa. O que é uma vantagem em se fazer o curso em casa em relação a uma escola de gastronomia em que os equipamentos, por ventura, são diferentes dos domésticos. Outra vantagem é que o preço é muito mais em conta que em uma escola, sem falar que estão em casa, muito mais à vontade.
O cardápio foi: Faláfel com molho de iogurte e hortelã, Filé de cherne com crosta de castanha de caju e recheado com cream cheese e tomate seco e acompanhado de arroz de brócolis, e de sobremesa, Cheese cake com coulis de frutas vermelhas. 
Havia uma ansiedade no ar, porque não dominavam sequer o cozimento do arroz. Na verdade para quem não cozinha nem arroz, rechear um peixe deixa uma expectativa tensa...
No dia combinado levei os insumos e uma apostilinha com as receitas. Teríamos quatro horas até seus maridos chegarem para o jantar.  Eles, obviamente, muito interessados na possibilidade de melhorarem as refeições em casa.
Começamos pelo que demorava mais tempo a ficar pronto: o cheese cake! E uma vez ele no forno, começamos a fazer a massa do faláfel e o prato principal.
Foi divertido para mim ver as expressões em seus rostos surpresos ao entenderem a simplicidade de cozinhar um arroz ou os macetes de descascar dentes de alho e batatas. 
Os maridos chegaram, é melhor dar uma cerveja pra cada um enquanto se monta a mesa...
Surpresa deles ao verem o jantar. Apesar de insistirem, no início, que haveria sido eu que fizera o jantar, não posso levar o crédito porque simplesmente não fiz nada, apenas disse como fazer. E elas se saíram brilhantemente.



































Ao fim do jantar, um dos maridos me deu o cardápio inteiro do encontro seguinte: "- Eu gosto de ceviche, e na próxima gostaria de comer carne com molho, e gosto de mousse também!" 

Então ficou decidido: Ceviche de entrada, tournedor au poivre com batata gratinada e salada com vinagrete de maracujá, e de sobremesa, mousse de maracujá, mousse de chocolate e pudim de leite. Afinal, toda dona de casa tem que saber fazer pudim.
E esse encontro seguinte foi ainda mais emocionante, pois além dos dois casais iniciais, eles convidaram mais dois casais para jantar. O jantar agora seria para oito pessoas. Para quem não cozinhava para dois...
E enquanto os quatro maridos assistiam o jogo do meu querido Mengão em um bar próximo, as intrépidas cozinheiras, com muito bom humor, enfrentavam o novo desafio observadas pelas outras duas convidadas.
Atenção! Notícia de última hora: Três dos convidados não poderiam comer o molho da batata gratin! Sem problemas, é só separar um pouco da batata cozida e mudar para batata sautèe.
Um jantar memorável. Soube que já rolou promessa de pudim aos parentes. 
Difícil foi conciliar as preferências de todos no fim do jantar para fazer o cardápio seguinte. Parece que vai ter risotos variados na semana que vem .
As convidadas se interessaram em participar do preparo do próximo jantar. Acho que essa turma vai aumentar.
E você? Já pensou em dar um up grade nas suas refeições? Fazer aquele jantar pro marido ou para esposa e comemorar o aniversário de casamento com o que sua cara metade gosta? Vamos conversar? É mais barato do que parece e muito mais divertido. E se você já sabe cozinhar, podemos sofisticar o seu jantar.
A sensação de ter o ego massageado ao receber aquele elogio de que a comida está deliciosa é incrível. 
Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário